O escritório CRA-Carlo Ratti Associati mescla arquitetura e agricultura urbana na recém-inaugurada Torre Jian Mu em Shenzhen, China. O edifício de 218 metros de altura incorpora uma fazenda hidropônica vertical em grande escala em toda a sua fachada, cultivando vegetais que pode alimentar até 40 mil pessoas por ano. A torre de 51 andares também incluirá escritórios, habitação, um supermercado e uma praça de alimentação com jardins internos para recreação e encontros sociais.
A Torre Jian Mu foi projetada a partir de um concurso internacional organizado pela rede de supermercados chinesa Wumart, ocupando o último terreno vago no Distrito Central de Negócios de Shenzhen. A proposta autossustentável permite que os moradores cultivem e consumam vegetais e frutas frescas de dentro da torre, produzindo cerca de 270.000 quilos de alimentos por ano. Os terraços paisagísticos também incluem uma grande variedade de flora, incluindo vitórias-régias, samambaias e lichias, promovendo ainda mais a biodiversidade.
A agricultura urbana em pequena escala está acontecendo em cidades de todo o mundo - de Paris a Nova York e Cingapura. A Torre Jian Mu, no entanto, leva isso para o próximo nível. Essa abordagem tem o potencial de desempenhar um papel importante no desenho das cidades no futuro, pois envolve um dos desafios arquitetônicos mais urgentes da atualidade: integrar o mundo natural ao mundo construído. Além de produzir alimentos, a fazenda da Torre Jian Mu ajuda na proteção solar - uma questão fundamental em edifícios altos. - Carlo Ratti
O nome da torre é derivado do antigo símbolo mítico da China da "árvore jian mu", que "conecta o céu e a terra". De acordo com a crença tradicional, o céu é redondo enquanto a terra é quadrada e, consequentemente, o arranha-céu traduziu essa crença com sua base retangular que gradualmente se transforma em uma forma cilíndrica à medida que sobe. A vegetação em toda a superfície do edifício reduz a radiação solar em espaços internos e promove a ventilação natural. Os jardins do terraço têm pé-direito duplo e integram-se perfeitamente nos espaços interiores, fundindo o exterior com o interior.
O projeto foi desenvolvido com a ZERO, empresa italiana especializada em abordagens inovadoras para a agricultura. A empresa introduziu um sistema de "agrônomo virtual" com suporte de IA que lida com as operações diárias da fazenda, irrigação e condições nutricionais, para otimizar o processo de produção da vegetação.